O futuro da Airbus; será que veremos isto ?


O conceito “Plane”, do vídeo acíma, mostra como materiais avançados podem criar uma aeronave de alto desempenho, com um visual mais tradicional. O “Cabin Concept” oferece um gostinho de algumas das alternativas seguintes.

Estruturas Bionic

As aeronaves do futuro poderiam ser construídas, usando uma estrutura biônica, que imita a estrutura óssea de aves. O osso é leve e forte, porque seu interior poroso carrega tensão somente quando necessário, deixando espaço em outro lugar. Usando estruturas biônicas, a fuselagem tem a força de que necessita, mas também pode fazer o máximo de espaço extra quando necessário. Isto não só reduz o peso e combustível de queima da aeronave, mas também faz com que seja possível adicionar recursos como portas de grandes dimensões para facilitar o embarque e janelas panorâmicas.

Membrana do biopolímero

A estrutura biônica da cabine será revestida com uma membrana de biopolímero, que controla a quantidade de luz natural, umidade, e temperatura, proporcionando opacidade ou transparência no comando e eliminando a necessidade de janelas. Esta estrutura mais inteligente vai fazer a aeronave mais leve e ao mesmo tempo dando aos passageiros uma vista de 360 graus sobre os céus, e tornará a aeronave mais eficiente em termos de combustível. Isto irá oferecer, vista panorâmica inigualável das maravilhas dos cinco continentes, onde você poderá ver as pirâmides ou a Torre Eiffel através das paredes transparentes da aeronave.

Materiais Compósitos

Os materiais futuros, não podem mesmo serem os materiais que vemos e usamos hoje. Materiais «compósitos» serão usados e serão materiais feitos de uma combinação de diferentes produtos. Nos materiais futuros não poderão mesmo, tomarem um estado sólido, mas poderão ser, uma composição de líquido e gás, por exemplo!

Rede Neural Integrado

O Sistema eléctrico da Cabine, poderá ser comparada com a do cérebro humano, com uma rede de inteligência pulsante através da cabine. Nesta rede, será absorvido os materiais estruturais, tornando as centenas de quilômetros de cabos e fios encontrados em aviões de hoje uma coisa do passado. Conhecidos como materiais “inteligentes”, que podem executar inúmeras funções, reconhecendo o passageiro, para que você também esteja “conectado” ao plano.

Materiais Morphing

Materiais que mudam de forma e voltam à sua forma inicial, crescendo como as folhas de uma planta, é uma possibilidade muito real. Os Materiais Morphing, poderão ser de metais ou polímeros que possuem uma “memória”; ou serão cobertos com uma “pele” que vai instigar uma mudança de forma. A memória é criada, usando sistemas de sensores e ativadores que dão materiais de um certo nível de inteligência artificial, permitindo-lhes adaptar-se às necessidades dos passageiros.

Auto-suficientes Materiais

Os Materiais serão de auto-limpeza. Pense nas folhas de uma planta de lótus, que rola fora da água em grânulos, tendo contaminantes com ele. No futuro, eles serão encontrados no tecido dos bancos e os tapetes. Esses materiais inteligentes também poderão ser de auto-reparação, que já é usado hoje em proteção de superfície. Certas tintas podem selar um arranhão por si mesmos, assim como a pele humana faz.

Materiais Ecológicos

A cabine de passageiros no futuro, serão totalmente ecológicos. Fibras vegetais totalmente recicláveis que podem ser cultivadas de forma personalizada, e serão provenientes, de práticas responsáveis e sustentáveis.

Impressão 3D

Alguns dos elementos na cabine poderão ser criados, usando fabricação aditiva, que é um pouco como a impressão em 3D. O processo imprime repetidamente camadas muito finas de material em cima do outro até que as camadas formam um objecto sólido em materiais que variam a partir de ligas de titânio de alta qualidade de vidro e betão. Embora esta técnica já esteja sendo testada para pequenas peças de aeronaves, no futuro, a sua utilização poderá ser generalizada, não só na indústria, mas nas casas das pessoas!

Holographic Tecnologia

Nas aeronaves do futuro, poderemos assistir enquanto viajamos, cenas que mostram o destino, uma skyline da cidade ou de uma floresta tropical, serão projetadas nas paredes. A cabine privada poderá refletir o seu quarto de casa, uma conferência de negócios ou até mesmo um jardim zen, graças à projeção de cenários virtuais. A Tecnologia holográfica terá avançado a tal ponto que o mundo virtual será indistinguível do real.

Bem; diante disto, só nos resta sonhar com a possibilidade de participarmos deste maravilhoso sonho…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: