Conheça o Homem de Ferro; o explorador de Oceanos…


A exploração do oceano é uma coisa que vem se amplificando bastante conforme o tempo. Cientistas acreditam que os organismos e os compostos químicos presentes em profundidades absurdas abaixo do nível do mar podem ajudar-nos a desvendar alguns mistérios da medicina. Neurocientistas estudam as possibilidades de conexões entre a bioluminescência e a atividade no cérebro humano. Contudo, o maior desafio é o acesso a esses itens, pois não temos o equipamento necessário para observar seres dessa profundidade em seu ambiente nativo.
Esta ealidade agora, é diferente, com um novo traje, composto por ligas de alumínio, que promete revolucionar as pesquisas oceanicas. Em uma analogia com o mundo fictício, esta seria a roupa que o Homem de Ferro usaria.
O Exosuit, como é chamado, tem 2 metros de altura e pesa 240 kg. Ele permite que um mergulhador explore a aproximadamente 305 metros de profundidade sem ter de preocupar com o frio ou com a intensa pressão, que é 30 vezes maior que a da superfície. Além da proteção, o traje apresenta propulsores de 1,6 cavalos-vapor e 18 juntas de rotação nos braços e nas pernas, que proporcionam uma liberdade extraordinária para se mover, mesmo em tal profundidade.
O traje possui também, uma corda de cobre e fibra óptica, com 2,5 centímetros de diâmetro, que fornece energia e comunicação para o mergulhador. Ele usa a fibra para transmitir as informações sobre o seu estado e imagens de alta resolução do meio.
Cada uma das luvas é equipada com ferramentas especiais que podem ser utilizadas durante o mergulho. Essas ferramentas incluem um tubo de sucção, que poderá ser usado para coletar organismos de até 25 centímetros de comprimento, 15 centímetros de largura e 7,6 centímetros de espessura, armazená-los em cartuchos e automaticamente mandá-los para a superfície para análise.
“O Exosuit permite que a forma humana seja incorporada no ambiente de forma especial”, disse Lombardi, coordenador do projeto de expedição e o mergulhador oficial do AMNH (American Museum of Natural History’s), durante o lançamento oficial do traje no museu, em 27 de Fevereiro. Ele e vários outros cientistas da expedição falaram durante o evento.

Testes foram realizados  em Julho/2014, quando os pesquisadores do Stephen J. Barlow Bluewater Expedition lançaram o Home de Ferro, a 160 quilômetros da costa inglesa. Lá, o piloto Michael Lombardi investigou uma área chamada de “The Canyons”, região geográfica submarina que alcança até 3 quilômetros de profundidade. Os objetivos da expedição, foram o de  registrar padrões luminescentes de uma variedade de organismos e identificar novas moléculas bioluminescentes com potencial para aplicações médicas.

Adaptado do artigo publicado em 3 de Março de 2014 na Scientific American, com título Iron Man-Like Exosuit to Expand Ocean Exploration.

10388365_634618266629671_2044274637_n

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: