Cozinha automatizada. A cozinha do futuro…


Pode soar como coisa de ficção científica futurista, mas uma cozinha de alta tecnologia que caracterizam um robô, deverá tornar-se uma realidade comercial. O Automated Kitchen foi recentemente apresentado ao público na “Hanover Messe” (feira de produtos industriais) na Alemanha.
Criado por Moley Robotics, sediada no Reino Unido, a empresa afirma que o robô, componente chave do conjunto, pode cozinhar como um chef experiente.
O protótipo do sistema mostrado em Hanover, foi desenvolvido ao longo de dois anos, como uma colaboração entre Sebastian Conran, que projetou os utensílios de cozinha, e Mauro Izzo, Designer da empresa Yachtline, que criou os móveis da cozinha futurista.
O próprio robô real foi projetado pelo Sombra Robot Company, que fabrica produtos para a indústria nuclear e NASA. É constituída por um conjunto de mãos totalmente articuladas, que são a peça central do cozinha.
A Sombra Robot Company, afirma que pode reproduzir os movimentos de uma mão humana, pois utiliza 20 motores, 24 articulações, e 129 sensores, embora não seja tão claro como ele vai localizar ingredientes tão bem quanto ele faz no vídeo de animação.
A Moley Robotics, afirma que o sistema não cozinha como uma máquina, uma vez que reproduz movimentos humanos. Para isso, a empresa utilizou os serviços de um real cozinheiro chefe, de carne e osso, para ensinar o robô protótipo a destreza adicional, e ousadia.
Tim Anderson, vencedor da competição BBC Master Chef, desenvolveu um prato de caranguejo bisque para testar as capacidades do sistema. Ele foi então, colocado em um estúdio para que ele pudesse ser gravado em 3D durante o cozimento do prato. Cada detalhe e ação foi então traduzido em movimento digital usando algoritmos sob medida criada por Moley, e Sombra Robot, bem como a Universidade de Stanford (EUA) e SSSUP Pisa (Itália).
Desta forma, o robô realmente se comporta como uma versão de máquina do chef-celebridade, até mesmo, imitando o gesto de OK, que ele faz para assinar sua obra.
“Para ser honesto, eu não acho que isso foi possível”, disse Anderson. .. “Eu escolhi caranguejo bisque como um prato porque é um verdadeiro desafio para o cozinheiro chefe humano, faze-lo bem.
Mas não fiquem muito animados ainda, pois uma versão pronta para o consumidor, deverá demorar pelo menos dois anos ainda.
A Moley Robotics está agora trabalhando em escala, para baixar o custo da cozinha automatizada para o mercado consumidor, e cozinhas com um tamanho médio. Eles prevêem que as versões de varejo serão mais compactas, com menor controle de ferramentas e mais funcionalidades, incluindo uma pequena geladeira embutida e uma máquina de lavar louça para complementar o fogão e fôrno de nível profissional.
A cozinha automatizada, está prevista para ser lançada em 2017, e será apoiada por uma biblioteca digital de mais de 2.000 pratos, com apoio de Chefs do mundo todo.
Qualquer um será capaz de fazer upload de suas receitas favoritas para a biblioteca digital, e colaborar para o que está sendo chamado de “iTunes para a alimentação”. Vamos aguardar…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: