ALGAS ! O futuro de nossa energia !


No século XX, o petróleo era ouro negro. Mas como nós marchamos a passos largos no vigésimo primeiro século, nós poderíamos ter um novo combustível lucrativo em nossas mãos. Um que é azul esverdeado e às vezes um pouco malcheiroso, e é encontrado em águas residuais, mas é capaz de alimentar jatos, navios, carros e tudo mais. São as algas.

Como Funciona

Para ser mais específico, trata-se de microalgas. Ela se parece com uma espuma verde, ou fios de cabelo flutuando na água, porém as microalgas são na verdade, compostas de microscópicos organismos unicelulares, capazes de fotossíntese, como as plantas. Atravéz da luz solar, elas são convertidas em energia, e também são capazes de absorver o dióxido de carbono emitido por usinas e carros, transformando-o em oxigênio.
Mas a atração real das microalgas é a sua capacidade para produzir combustível. Alguns destes, microorganismos aquáticos minúsculos, produzem óleos para armazenar energia. Os cientistas podem converter esse óleo em combustível para carros, caminhões, trens e aviões. Isto é melhor para o ambiente do que os combustíveis fósseis, porque é carbono neutro. Além disso, a alga em si, é um recurso renovável, o que significa que nós podemos fazer mais e mais delas, para sempre.
Todo o sistema é tão eficiente que o Departamento de Energia dos EUA diz que combustíveis de algas poderia estar fazendo funcionar, qualquer máquina que é dependente de diesel hoje.
E esta não é uma fonte de combustível limpa que esperamos ter um dia, pois ela já está aqui. Para quem não se lembra, já em 2011, a United Airlines fez história com o primeiro voo de passageiros movidos a algas de Chicago a Houston.
Aqui em os EUA, e em outros países como o Japão por exemplo, os cientistas vêm pesquisando biocombustíveis de algas desde o final dos anos 1970, mas foi somente nos últimos seis anos ou assim que os financiamentos a partir de locais como o Departamento de Energia, começou a fluir, é que esta corrida realmente ganhou fôlego. Uma das empesas que investem pesado neste projeto, é a ALGAE.TEC, conforme mostra o vídeo.
Devido às suas propriedades de produção de energia, e devido ao fato de que as algas crescem rapidamente
(duplicando o seu número em questão de horas), os investigadores desejam utilizá-las para um bem maior.
O combustível derivado da Euglena por exemplo, é muito leve, e não endurece na temperatura baixa do céu. Esta é a mesma característica do querosene ou o combustível de aviação existente. Este combustivel a partir de algas, poderia fazer com que aviões de pulverização de carbono, se tornassem menos prejudicial para o ambiente. Outra vantagem, é que você também pode fazer crescer algas, em lugares onde você não poderia fazer crescer qualquer outra coisa, como águas salobras ou águas residuais.
Porém nada é facil, e é por isto que grande parte deste projeto, ainda não saiu do papel, já que por enquanto, este é um Projeto muito caro, e enfrenta restrições por conta da identificação da estirpe, ou seja; sómente certas algas dariam o retôrno esperado, para fazer valer a pena o investimento, já que a idéia é fazer das algas, não somente uma forma de energia limpa, como também barata, o que ainda é inviavel.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: