As ondas gravitacionais descobertas no Cosmos, confirmam a Teoria de Einstein !


Uma equipe de cientistas, anunciou na ultima quinta-feira(2/11/16), que tinham ouvido e gravado, o som de dois buracos negros em colisão, a um bilhão de anos-luz de distância, um chirp fugaz que cumpriu a última previsão da teoria geral da relatividade de Einstein .
Esta é a primeira evidência direta de ondas gravitacionais, em forma de ondulações no tecido do espaço-tempo que Einstein previu a um século atrás. Ele completa sua visão de um universo em que o espaço e tempo são entrelaçados e dinâmicos, capaz de esticar, encolher e balançar. É a confirmação da natureza dos buracos negros, os poços gravitacionais sem fundo, a partir do qual nem mesmo a luz pode escapar, e eram justamente os pressentimento indesejável de sua teoria.
Isto significa que quase um século de questionamentos e ensaios sôbre aquilo que Einstein havia desenvolvido no papel, acaba de se tornar realidade atravéz das ondas gravitacionais.
Os membros do grupo LIGO, uma equipe mundial de cientistas, juntamente com cientistas de uma equipe européia conhecida como a colaboração Virgem, publicou um relatório na Physical Review Letters na quinta-feira com mais de 1.000 autores.
“Eu acho que isso vai ser um dos grandes avanços na física por um longo tempo”, disse Szabolcs Marka, professor da Universidade de Columbia, que é um dos cientistas LIGO.
A descoberta é um grande triunfo para três físicos – Kip Thorne, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, Rainer Weiss, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts e Ronald Drever, anteriormente da Caltech e agora aposentado na Escócia – que apostaram suas carreiras no sonho de medir a mais inefável de noções de Einstein.12GRAVITY9-articleLarge

A descoberta confirma um dos grandes aspectos da teoria da relatividade e ainda abre um novo capítulo na exploração humana do cosmos. Dessa maneira, os cientistas não precisam mais se basear apenas na radiação eletromagnética para explorar o universo.

O astrofísico do MIT, Scott Hughes, foi contatado pelo GizUS e comentou que “há muita informação rica codificada nas ondas gravitacionais”. Ou seja, um novo espectro se abre para o ser humano entender o universo e até própria presença.

ligo-nsf

Claro que para nós, simples mortais, é muito complicado entender a causa e efeito desta descoberta, mas é muito importante entender que daqui por diante se abrem novas portas, para a descoberta, ou ao menos o melhor conhecimento, sôbre a formação do universo.

Quem viver verá, ou não…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: