Você sabia que seu Celular pode ser um Roteador ?
Vivemos hoje, um mundo praticamente todo conectado com o mundo virtual, e isto todo mundo sabe é claro, mas nem todos sabem que existem formas de nos livrarmos daquelas situações indesejadas, de querer se conectar online, e não termos um acesso Wi-Fi.
Você sabia que qualquer plataforma móvel, Android, iOS ou Windows Phone, pode se tornar um pequeno Router pessoal, e ajuda-lo nas horas mais difíceis?
O princípio funciona de forma muito simples: a placa do seu dispositivo que é responsável por se conectar à rede Wi-Fi também faz o processo inverso, convertendo a rede móvel para um hotspot Wi-Fi. Assim, você pode usá-lo como roteador para a TV, notebook, computador ou até mesmo outro celular.
Vamos ao exemplo de como fazer isto !
Para Smartphones Android:
Tudo o que você precisa fazer, é ir até em Configurações, procurar por mais, e procurar por ROTEADOR WI-FI. Muitas vezes pode que o nome seja outro, como por exemplo: Hotspot Wi-Fi, Ponto de Acesso, ou Roteamento.
Bem; quando estiver em ROTEADOR WI-FI, você precisa definir um SSID (o nome da rede) e uma senha para conseguir acessar em outro dispositivo. Para conferir, é só ir em Configurar roteador Wi-Fi.
Em Nome da rede, coloque qualquer um de sua preferência, que será o nome do Wi-Fi que aparecerá em outros dispositivos. A Segurança, se você optar por colocar uma senha, pode ser mantida em WPA2 PSK. Na Senha, coloque o que o outro dispositivo irá usar para se conectar ao seu dispositivo.
Caso ainda apareça alguma opção a mais, não é necessário alterar nada. Atenção: só ative o roteador em 5 GHz se você sabe que o outro dispositivo que está se conectando tem suporte a essa banda.
Depois de tudo, basta ativar a opção Roteador Wi-Fi portátil e se conectar em quantos dispositivos você precisar. É sempre bom manter o celular por perto e ter em mente que esse recurso gasta muita bateria, então faça isso com uma tomada por perto.
É bom lembrar, que este recurso também funciona com ligação USB entre seu celular e o dispositivo que deseja conectar.
iPhone/iPad
Usuários de iOS também podem aproveitar dessas funções acima. E não é difícil.
Entre em Ajustes > Acesso Pessoal. Fica logo no primeiro bloco, localizado com um ícone verde com dois elos conectados. Tenha certeza que os seus dados móveis estejam ativados na seção Celular.
Depois, é só configurar a senha da conexão clicando em Senha Wi-Fi. Lá, o nome também poderá ser alterado. Mantenha essas informações em mente na hora da conexão.
O próprio iOS oferece instruções para conectar à sua rede por qualquer tipo de conexão. É só seguir as dicas listadas abaixo da senha e usar no computador, tablet ou até mesmo em outro celular.
No iOS, é interessante que você tem acesso a quantas conexões existem no seu dispositivo. Então você pode ver se muita gente está conectando à sua rede e desativar, caso não queira gastar muitos dados. As informações ficam sempre na barra de notificações, agora azul, com o nome de Acesso Pessoal.
Windows Phone
Para usuários de Windows Phone (Lumia), o princípio é o mesmo, mas o recurso tem nome de Compartilhamento de Internet na plataforma. Siga as instruções abaixo:
Na tela inicial, vá para o menu de aplicativos e clique em Configurações.
Depois, na aba Sistema, clique em Compartilhamento de internet.
Você precisará configurar a conexão na tela de Configurar. Lá, você pode escolher o Nome da transmissão, que será o que aparecerá para os outros dispositivos, e a Senha. Em Tipo de segurança, você também pode escolher por não colocar nenhuma senha. Caso deseje, é bom deixar essa opção em WPA2.
No Windows Phone 8.1, essa opções podem ser acessadas ao clicar no pequeno lápis de edição do rodapé da tela.
Quando você terminar a configuração, basta definir o Compartilhamentocomo Ativado, deixando o retângulo preenchido. É importante dizer que o nome de transmissão ou a senha não podem conter os seguintes caracteres: “&'<>.