04/01/2023

Surge primeiro pedido de impeachment de Lula da Silva

0

Matéria sobre o primeiro pedido de impeachment contra Lula, que deverá ser apresentado assim que começar o ano legislativo.

Ubiratan Sanderson, representante do Partido Liberal do Brasil, anunciou que vai apresentar um pedido de impeachment contra o atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, tornando-se o primeiro pedido de impeachment contra o presidente de esquerda em menos de um mês no cargo. Assim, o governante cumpre o que havia anunciado dias atrás de “uma oposição firme” a partir de 1º de fevereiro, quando a Câmara dos Deputados e o Senado retomam suas atividades.

A acusação se baseia em um “crime de responsabilidade” que Lula da Silva teria cometido ao afirmar que foi “um golpe de Estado” que tirou a ex-presidente Dilma Rousseff do poder em 2016.

“Ao afirmar publicamente, em discurso oficial, perante autoridades estrangeiras, inclusive, como presidente do Brasil, que o impeachment de Dilma Rousseff foi um golpe, o atual presidente de forma irada, abjeta e contrária à verdade, ataca a democracia brasileira”.

Aliás, Lula da Silva lançou essa teoria em Buenos Aires a respeito da cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), da qual participaram 33 presidentes e demais delegados dos países membros, o que o qualificaria para o pedido que agora virá de o Partido Liberal.

Especialistas já anteviam o que vai acontecer na presidência de Lula da Silva e as grandes possibilidades de ser alvo de impeachment . Não será um mandato fácil para o socialista, que para chegar ao poder teve que formar uma frente ampla com outros partidos políticos . Caso não distribuíssem cotas de poder suficientes, poderia ir para a bancada dos acusados ​​no Legislativo. Além disso, deve-se levar em conta que quase a metade dos eleitores brasileiros se opõe a ele junto com uma oposição que não o deixa escapar. Aparentemente, ele já deu o primeiro passo errado.

O deputado Ubiratan Sanderson garante que foi “um discurso absolutamente mentiroso, falso em sua totalidade, que não pode ser aceito por este Parlamento”. E é que em 2016 a demissão de Dilma Rousseff passou por todas as vias legais, após ser acusada de compensar o déficit do orçamento nacional. Antes disso, sua reputação já havia sido arruinada pelo caso de propina da Petrobras.

O que o parlamentar explica é que Lula da Silva viola a Constituição e os três poderes da República “ao criticar o processo de impeachment do ex-presidente”, informou a Revista Veja. O pedido formal de impeachment de Lula se concretizará assim que o Congresso iniciar seu novo período de sessões.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: