04/01/2023

Putin cerca o Báltico com armas nucleares e ameaça conflito mundial!

0

Matéria do Site PanmPost sobre o avanço de Vladimir Putin no Mar Baltico, com armas nucleares.

A inteligência norueguesa revelou como, pela primeira vez em 30 anos, Moscou posiciona navios no Báltico, um mar cercado por países da OTAN. Também há registros de tropas russas chegando ao leste da Ucrânia.

A situação em torno da guerra na Ucrânia pode piorar quase um ano após seu início. Mais de 50 países que estão conversando para enviar mais armas e recursos para Kiev diante dos movimentos ordenados de Moscou com aviões, tropas e até bombas nucleares parecem concordar com isso. Ou seja, a invasão continua e fica mais complicada a cada dia.

Apenas a inteligência norueguesa revelou um relatório sobre a implantação de navios com armas nucleares no Mar Báltico ordenado por Vladimir Putin. É a primeira vez que isso acontece em 30 anos. Segundo suas páginas, “a chave está nos submarinos e navios de superfície da Frota do Norte”. Além disso, se uma dessas bombas detonasse, falaria em poucas palavras do início de uma guerra ainda maior, já que os países que cercam aquelas águas fazem parte da OTAN.

Desta forma, o chamado é que “uma escalada de uma guerra localizada em um conflito mais amplo envolvendo os Estados Unidos, a OTAN e a Noruega não pode ser descartada”. Mas internacionalmente também há mais preocupações, como a mobilização maciça de tropas russas e sua frota aérea para o leste da Ucrânia. O consenso é que “há pouco tempo” para ajudar os ucranianos a se prepararem para uma ofensiva.

Além do fato de que a nova ordem de Putin invoca a possibilidade de destruição mutuamente assegurada no Mar Báltico, também apelidado de “1 + 1 = 0” , os países que apoiam Volodimir Zelenski se reuniram em 14 de fevereiro para definir que tipo de artilharia eles são vai enviar Das 54 nações, 11 países entregarão tanques, 22 prometeram veículos de combate de infantaria, 16 de artilharia e munição e nove de artilharia de defesa aérea.

Dentro do grupo e conforme apurado pela agência EFE , Alemanha, Polônia, Canadá, Portugal, Espanha, Noruega, Dinamarca e Holanda vão colaborar fornecendo tanques Leopard . Paralelamente, os Estados Unidos, a República Tcheca e a Holanda estão contribuindo com mais de 90 tanques de guerra T-72. Em outras palavras, se Putin decidir escalar a guerra, provavelmente obterá uma resposta.

A aliança reconhece que “embora as capacidades russas, as forças terrestres, estejam muito desmoralizadas, muito dilapidadas e muito esgotadas, os russos ainda têm uma força aérea bastante significativa”.

Se falarmos sobre Putin em detalhes, a mídia russa diz que ele está preparando o discurso anual que adiou em 2022 por não querer prestar contas de suas derrotas na guerra. Supostamente, ele o apresentará em 21 de fevereiro, seguido de um concerto para 200.000 pessoas. Agora que se sabe da mobilização massiva de tropas russas no leste da Ucrânia, e de armas nucleares no mar Báltico, é válido que haja suspeitas sobre a comemoração que ele planeja.

Em meio a esse contexto, as palavras de Maia Sandu , presidente da Moldávia, vêm à tona novamente . Ela acusa Putin de promover uma conspiração para derrubá-la. O Kremlin negou, mas é sabido que o presidente russo vê o país de 2,6 milhões de habitantes como a joia da coroa. Se ele implementasse o corredor ao sul da Ucrânia, poderia se conectar com a Moldávia e o país governado por Zelensky ficaria sem acesso ao mar.

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia diz que as palavras de Sandu são “absolutamente infundadas e carentes de evidências”. Ainda assim, os dias dirão quem estava certo.

FONTE: PanamPost por Oriana Rivas

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: