04/01/2023

Senador americano Ted Cruz quer sanções contra o Brasil, por navios iraquianos!

0

Matéria sobre os navios iranianos que atracaram no Rio de Janeiro no dia 26 de fevereiro, que sofreram sanções dos Estados Unidos, e que agora pode prejudicar o Brasil.

O Senador Republicano Ted Cruz, criticou o Brasil no dia de ontem, terça-feira, por permitir que navios de guerra iranianos atracassem em um porto no Rio de Janeiro.

Os navios de guerra IRIS Makran e IRIS Dena atracaram no Brasil no dia 26 de fevereiro, e deverão ficar atracados até o dia 04 de março, depois que o governo Lula lhes deu luz verde.

Os esforços de Washington para pressionar o Brasil a não permitir que os navios de guerra atracassem foram rejeitados. Poucos dias antes, Elizabeth Bagley, embaixadora americana no Brasil, havia dito que os Estados Unidos acreditam que as embarcações não deveriam “atracar em qualquer lugar”.

Segundo a diplomata, as embarcações teriam facilitado o “comércio ilícito, e atividades terroristas, e já tiveram sanções da ONU”.

“A atracação de navios de guerra iranianos no Brasil é um desenvolvimento perigoso e uma ameaça direta à segurança dos americanos”, disse o senador Ted Cruz em comunicado.

Cruz disse que os navios de guerra já foram sancionados, o que significa que o porto brasileiro onde atracaram agora corre o risco de sanções dos EUA. Ele também alertou que empresas brasileiras e estrangeiras que prestaram serviços aos navios podem ser sancionadas.

O presidente dos EUA, Joe Biden, elogiou o novo presidente brasileiro como amigo e o convidou para visitar a Casa Branca no início deste ano.

“O próprio da Silva é um chavista alinhado contra os Estados Unidos e nossos interesses, então esses riscos não foram transmitidos ou os brasileiros não se importaram”, disse Cruz sobre os navios de guerra iranianos atracando no Brasil.

Ele pediu ao governo Biden que imponha sanções e reavalie os laços EUA-Brasil. “Se o governo não o fizer, o Congresso deve forçá-los a fazê-lo”, disse Cruz.

Em janeiro, quando surgiu a notícia de que o Brasil havia atendido ao pedido iraniano, Lula adiou a decisão. Ele se encontrou com Biden na Casa Branca dias depois.

Lula passou 580 dias na prisão após sua primeira passagem como presidente do Brasil por corrupção e lavagem de dinheiro. Ele também se opôs veementemente às sanções dos EUA contra o Irã.

Fonte:Alarabya News, CNN Brasil

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: