Cientistas desenvolvem uma nova Liga, mais leve, e mais densa que o Titânio !

Material
Quando se trata da utilização de metais na industria automobilistica, e aeroespacial, a relação pêso e densidade são fatores fundamentais.
Sabemos hoje que o Titânio é o metal que melhor oferece esta condição nas industrias, e que até então parecia imbatível, mas as coisas estão mudando, e para melhor.
Pesquisadores da North Carolina State University, e University Qatar, desenvolveram uma nova liga que alegadamente tem uma baixa densidade semelhante à do alumínio, e ao mesmo tempo, mais forte do que o titânio.
Este é um metal nanocristalino, com liga de alta entropia, o que significa que ela é composta de pelo menos cinco metais em quantidades mais ou menos iguais. Neste caso, os metais são o Lítio, Magnésio, Titânio, Alumínio e Escândio.
“Ele tem uma combinação de alta resistência e baixa densidade, o que o torna inigualável por qualquer outro material metálico”, disse o Dr. Carl Koch NCSU, autor de um artigo sobre a pesquisa.
Comparando esta liga com o Carbono por exemplo, é possivel imaginar que ambos os metais, sob forte pressão, teriam resultados diferente, por exemplo; sob forte pressão esta nova liga muito provavelmente dobraria, enquando o Carbora sofreria fraturas.
As experiencias com esta nova liga, ainda continuam, até porque a equipe responsavel pela descoberta, ainda trabalha com a possibilidade da retirada do Escândio, que compõe quase 20% do material, e é muito caro.
Vamos aguardar !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: