Londres propõe ciclovias subterrâneos em túneis abandonados !
O congestionamento nas ruas de Londres está bem documentada, e é talvez, um dos mais perigosos e disputados entre motoristas e ciclistas. As recém criadas pistas de ciclismo, ajudou e muito no transito dos pedestres, mas nada poderá se comparar com a nova ideia de se aproveitar tuneis abandonados, para facilitar a vida da população londrina.
De acordo com a Gensler, a empresa de design e arquitetura que desenvolveu o conceito, a idéia para os Tuneis, surgiu através de sua pesquisa sobre como Londres vai mudar quando um túnel se torna um espaço a serviço de todos, a toda a hora, e nos nos fins de semana.
“Como estávamos explorando os impactos que isso terá sobre a cidade, descobrimos vários túneis abandonados no sistema subterrâneo”, Managing Director da Gensler Londres Ian Mulcahey diz Gizmag. “Quando percebemos que eles estavam lá, nós nos perguntamos:” como poderíamos trazer esses espaços de volta à vida? ‘”.
Entre os lugares subterrâneos abandonados em Londres, Gensler diz que há túneis em tubo, intercâmbios, estações e câmaras de reservatório.A empresa diz que, nesses ambientes pode hospedar empresas pop-up, exposições, espaços comerciais e locais de eventos. Gensler identificou túneis entre Green Park e Charing Cross Road e entre Holborn e Aldwych em particular como tendo o potencial de reduzir significativamente a pressão sobre pedestres e transporte público rotas entre eles.
Este conceito de Tuneis, foi recentemente premiado como Melhor Projeto Conceitual nas concessões de Planejamento de Londres. O próximo passo do projeto é realizar um estudo de viabilidade que iria determinar o que seria necessário para transformar espaços. Gensler diz que também está ansioso para testar o conceito em um único lugar para ver o que pode funcionar e o que não o faria.