O futuro que surpeende ! Veja o que está por vir…

video-geolocation-algorithms
Lembra daquela foto, ou daquele vídeo antigo, que você tanto gosta, ou tanto precisa, mas que não sabe onde foi produzido?
Muito bem; esta solução pode estar chegando mais cêdo do que se imagina. Saber depois de tantos anos, que tal imagem foi feita no lugar “x”, mesmo sem termos nehuma referência, é algo animador.
Agora, no entanto, os cientistas criaram algoritmos que podem determinar a localização de um vídeo, ou foto, comparando seu fundo imaginario, e áudio, com a de milhares de outras imagens armazenadas em um DataBase chamado “Medieval”.
Os pesquisadores, da Universidade “Ramón Llull” da Espanha, utilizaram uma coleção de vídeos e fotos de locais conhecidos, utilizados para o desenvolvimento de software de geolocalização.
O Som ambiente aleatório, também desempenha um papel fundamental. “A informação acústica pode ser tão válida, como a visual, principalmente quando se trata de geolocalização de um vídeo”, disse o pesquisador Xavier Sevillano. “Neste campo, usamos um pouco de física e vetores matemáticos, extraídos do campo de reconhecimento de fontes acústicas, porque eles já demonstraram resultados positivos.”
Até agora, o sistema foi testado comparando vídeos de amostra de cerca de 10.000 outros clipes, já na base de dados do Medieval. Ele foi capaz de localizar geograficamente três por cento das amostras de cerca de 10 km (6,2 milhas) de raio de onde eles estavam, e um por cento para dentro de um quilômetro (0,6 milhas).
Muito embora esses números, obviamente, deixam uma infinidade de vídeos ainda sem localização, os cientistas acreditam que a taxa de sucesso deve ser muito maior se o banco de dados for expandido, para incluir muitos mais clips. Além disso, mesmo em sua forma atual, a tecnologia é reivindicada a ser mais precisa, do que outras abordagens utilizadas na base de dados.
Vamos aguardar…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: