A Google encomendou aos arquitetos Bjarke Ingels (da BIG) e Thomas Heatherwick para projetar a nova sede verde em Mountain View, na California !

Destinado a área de North Bay Shore de Mountain View, o projeto quer evocar, muito mais uma sensação de campus universitário futurista, do que a de um centro de tecnologia secreta, e dispõe de um número de edifícios com grandes coberturas transparentes que permitem a abundância de luz natural. O projeto também tenta mostrar um mash-up entre o estilo de Ingels ‘e Heatherwick, e será interessante ver se o resultado final vai ser um choque de egos ou de dois arquitetos conceituados, elogiando os pontos fortes de cada um.

A proposta apresenta ciclovias, lagos e vegetação, e aos ciclistas são oferecidos abrigo da chuva em algumas áreas com grandes copas solares. A Google diz que uma parte significativa das necessidades energéticas da HQ será cumprida de forma sustentável, mas não existe nehuma  palavra sobre o quanto ainda, nem de qualquer outra tecnologia sustentável nas obras. Os parques de estacionamento são escondidos da visão subterrânea.

Outra nugget potencialmente interessante, mas vago de informação revelada, é que a sede será aparentemente, flexível, e à prova de futuro.

“Em vez de construir edifícios de concreto imóvel, vamos criar estruturas de bloco-like leves, que podem ser movimentados facilmente, para que possamos investir em novas áreas de produtos”, acrescentou David Radcliffe, vice-presidente da empresa de Real Estate.

A partir disso, podemos modificar qualquer coisa, como por exemplo desmontar um conjunto de edificios, de acôrdo às novas necessidades. O tempo dirá ?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: