Inteligência HAL – Estaria a Inteligência Artificial, pronta para dominar o homem ?

creative-ai-computational-creativity-challenges-future copy
Muitos se lembram do Super Computador “HAL” do filme “2001-Uma Odisséia no Espaço” do diretor Stanley Kubrick.
O filme foi produzido em 1.968, e foi reconhecido pela crítica e pelo público como um dos melhores filmes já feitos, e em 1991 foi considerado “culturalmente, historicamente ou esteticamente significante” pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos para ser preservado no National Film Registry.
Muito bem; todos se lembram que o “HAL” se apoderou de uma inteligência, capaz de dominar e praticamente destruir o homem, o que causou pânico em muitas pessoas, que acreditam que a Inteligência Artificial poderiam vir a ser uma realidade.
Tecnólogos como Elon Musk e Bill Gates, já levantaram esta questão recentemente, assim como também o Gênio da atualidade, o cientista Stephen Hawking.
Para o professor de Goldsmiths College Falmouth e Universidade, Simon Colton, o homem tem como evitar e controlar o avanço da Inteligência Artificial.
O fato é que hoje em dia, existe uma gama de projetos, no intuito de se desenvolver um Software que proponha aos computadores a escreverem outros softwares, atravéz do aprendizado de Códigos computacionais.
Assim como qualquer pessôa pode aprender a escrever programas de computadores, atravéz de códigos, os próprios computadores poderiam aprender tambem, atravéz de um programa desenhado para isto, caso o homem quizesse.
Parece tudo muito maluco não é ?

A verdade é que o futuro caminha para isto, e isto traz  de volta, aquela velha polêmica; como controlar os computadores depois disto ? Como ter certeza de que a Inteligência Artificial não nos levaria ao Armageddon ?

Neste caso, o professor Colton e outros pesquisadores, discordam das celebridades que temem a Inteligência Artificial.
Para o Professor Georgia Tech, “Toda vez que você se sentar e realmente trabalhar com inteligência artificial você se torna consciente das limitações do que somos capazes de fazer e aquilo que sabemos como fazer”
A verdade nisto tudo, é que sabemos perfeitamente que desde que o homem é homem, não existem limites para suas curiosidades, e por conta destas, as inovações surgem a todo momento, e o avanço para o auto-conhecimento, pode com certeza nos levar ao exterminio próprio.
Estariamos a caminho de Jupiter, como no filme 2001- Uma odisséia no Espaço ?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: