Conheça a Supersônico de cargas, que está sendo projetado pela Rússia.
Um site de notícias estatal russa, está relatando que o país tem a ambição de construir um enorme avião de cargas, supersônico, capaz de transportar tanques para o campo em questão de horas. Enquanto não há muitas razões para ser cético de que o transporte de tais cargas pesadas em altas velocidades é mesmo viável, e muito menos realista, a Agência Militar Russa acredita que isto possa ser real já na próxima década.
A Agência Russa informa ainda, que o pesado veículo de transporte, apelidado de PAK TA, poderia voar a velocidades supersônicas de até 2.000 km / h (1,243 mph), transportar até 200 toneladas (181 toneladas), e ter um alcance de 7.000 km (4.350 km). O programa poderia construir uma frota de até 80 aviões, até 2024, dando aos militares russos a capacidade de entregar 400 tanques pesados, ou 900 veículos mais levemente blindados, para um campo de batalha de maneira rápida.
As especificações são provenientes de um delator anônimo, que afirma ter participado de uma reunião a portas fechadas com líderes militares russos e repassou detalhes para o site de língua russa, Expert Online.
De acordo com o site da Aviação Russa, Ilyushin Complex Aviation, um equipamento de engenharia de aeronaves que remonta aos primeiros anos da União Soviética, está a lidar com o projeto. O CEO Viktor Livanov é citado por ter dito: “Hoje é apenas um projeto que pode ser implementado em 2030.” Ele acrescentou que as especificações exatas ainda são objeto de negociações e que o Ministério da Defesa russo, é apenas um dos vários potenciais clientes.
Seja qual for o estado real do PAK TA, alguém certamente aparecerá para deixar o resto do mundo saber, que um conceito tão ambicioso está sendo discutido.
Entre as razões para o ceticismo é o fato de que as supostas especificações, mostram que o PAK TA poderia dobrar a velocidade de qualquer transporte militar, carregando um peso extraordinario para o mundo da aviação.
Presumivelmente, os custos de projeto, construção e combustível para tal ofício também seria exorbitante, numa altura em que a economia da Rússia está fragilizada.
A verdade é que nos dias de hoje, onde a tecnologia renasce a cada minuto, não é dificil imaginar que este projeto poderá mesmo se tornar uma realidade.