Por Que o Bóson de Higgs é Importante?


Um dos grandes desafios enfrentados pelos jornalistas que escrevem sobre ciência é resumir um tema científico de forma precisa, clara e sucinta. Às vezes, um dos três requisitos é sacrificado, e, infelizmente, muitas vezes é o primeiro.
Então aqui é a minha mais recente tentativa (mas não certamente a última) em um sucinto, preciso, e talvez claro resumo sobre o porquê o Higgs é tão importante.

Declarações Verdadeiras sobre o Higgs:

Verdadeiro significa: “tão verdadeiro quanto qualquer coisa comprimida em quatro linhas pode, eventualmente, ser” – ou seja, muito próximo do verdadeiro. Para aqueles que querem saber onde eu estou “aparando as arestas”, há uma lista de advertências no final do texto.
A nossa existência depende do campo de Higgs, que permeia o universo e dá a partículas elementares, incluindo elétrons, suas massas. Sem massa, os elétrons não poderiam formar os átomos, os blocos de construção de nossos corpos e de toda a matéria comum.
A descoberta, de julho passado, da partícula de Higgs é emocionante porque confirma que o campo de Higgs realmente existe. Os cientistas esperam aprender muito mais sobre esse campo ainda misterioso, através de um estudo mais aprofundado da partícula de Higgs.
Foi difícil? Estas linhas tem QUASE 100% de precisão … eu tenho certeza que um jornalista experiente pode cortar, ajustar e alterar para fazê-las soar melhor e mais excitante, ou elas são realmente muito longas e nebulosa para serem utilizáveis?

Algumas Declarações Falsas Sobre o Higgs:

Enquanto isso, eu gostaria de sugerir que fossem evitadas as seguintes declarações, ou algo semelhante:

– “O campo de Higgs e/ou a partícula Higgs foram cruciais para o Big Bang.”

[Ao contrário, não há provas de que o Big Bang teria sido barrado na ausência do campo ou partícula de Higgs, ou de nada diretamente relacionado a eles. .. apesar do que o Professor Michio Kaku ter dito no início da semana na CBS News, para o constrangimento e aborrecimento da comunidade da física].

– “Toda a massa no universo vem do campo de Higgs e/ou partícula de Higgs.”

[Há muitas coisas no universo que não recebem sua massa a partir do campo de Higgs, incluindo os núcleos atômicos, os buracos negros no centro das galáxias, e (provavelmente) a matéria escura. E, por sua vez, a partícula de Higgs não pode dar massa a nada].

– “O campo de Higgs e/ou partícula de Higgs dá massa a matéria comum.”

[Não. Embora o campo Higgs, dando a massa aos elétrons faça com que a matéria comum seja possível, ele não fornece a maior parte da massa da matéria. A maior parte da massa de um átomo está em seu núcleo, que é composto por prótons e nêutrons (partículas que não são elementares), não obtêm a maior parte de sua massa a partir do campo de Higgs. Prótons e nêutrons obtêm as suas massas a partir de efeitos que envolvem a força nuclear forte, ou seja, eles ainda teriam massa se não houvesse o campo de Higgs. E,novamente, nada obtém sua massa a partir da partícula de Higgs].

– “A existência da partícula de Higgs confirma teorias de Einstein.”

[Einstein não tinha nada a ver com essas idéias, que foram desenvolvidos após sua morte].

Ah, e por favor, vamos parar de usar “partícula de Deus”. Além do fato de que é o campo, não a partícula, que é tão importante, o termo faz parecer como se importantes questões religiosas pudessem ser respondidas pela ciência, através de experimentos. A ciência é uma ferramenta poderosa, mas tem suas limitações, e não pode resolver questões desse tipo. Ninguém se beneficia quando os cientistas e/ou meios de comunicação confundem a população leiga.

Tradução do texto “Why the Higgs Matters, In A Few Sentences” do Professor Matt Strassler, Physicist.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: