Corridas de “Drones” : Fast and Furious !

Houve uma época em nossas vidas, em que nosso sonho de consumo era um Autorama, para que pudessemos viver as emoções de uma corrida de carros. Mais adiante, já em poder de nossos carros, imaginavamos coloca-los dentro de um a pista de F1, para sentir a verdadeira emoção de pilotar. O tempo passou, e os sonhos foram se tornando realidade, ou mais perto, até que surgiu um novo e delicioso teste de emoção e adrenalina; As corridas de Drones !

É isto mesmo ! Pode não parecer, mas hoje já está se tornando comum, torneios entre os afccionados por Drones, que foram criados com a idéia de possibilitar a filmagem aérea, ou outras intenções até mais nobres, mas que rapidamente foram descobertos como brinquedos por aqueles mais criativos.

Um exemplo deste, é de Chad Nowak, que  descreve a si mesmo como um maluco em aviação. Durante 25 anos ele foi pilotando aviões de controle remoto e aviões de vela de tamanho normal, alimentado por um fascínio por tudo o que desliza através do ar. Mas esse interesse subiu um degrau quando se deparou com um vídeo do Youtube de um esporte emergente conhecido como FPV (visão em primeira pessoa) que se compete com um  “zangão, ou um Drone miniatura.

Nowak compete com outros amigos, em um Galpão em Melbourne, na Australia, e isto passou a fazer parte de sua rotina.

Uma grande parte da dependência neste esporte, e a crescente popularidade, pode ser atribuída aos óculos de proteção FPV usados ​​por seus concorrentes. Com antenas que funcionam como transmissores de imagem e som, o participante se sente em um mundo virtual, observando as imagens transmitidas pelo seu Drone, em uma velocidade de até 160 Km/h.

Não há nada em jogo nestes eventos, exceto o direito de se gabar, mas que combinam com a adrenalina das corridas de FPV, e existe um monte de pessoas, inteiramente preparados para empurrar suas máquinas até seu limite.Regularmente durante a tarde o zumbido de drones, é comum em alguns centros, deixando claro a existencia de pequenos guedos, amantes do novo esporte. Muitas vezes alguns drones acabam sendo despedaçados, por conta de manobras radicais, e os pilotos mais experientes, sabendo disto, já mantem um espaço reservado para a manutenção, e conserto destes drones.

Para participar do mundo da FPV, não é tão caro como se poderia pensar. Drones com câmera,  como de DJI Phantoms e do Papagaio Bepop pode estar perto da marca de US 1.000 dólares.

Porém você pode começar com algo que voa tão rápido como estes, onde o zangão custa em torno de U$ 250 dólares, conforme informações obtidas com competidores. Você pode obter um óculos de proteção para AUD, em tôrno de U$ 30 dólares, um receptor para um outro, de  US 30 dólares, e um transmissor por conta de US 40 dólares, e com isto você poderá começar a competir, com um custo entre US 300 a US 400 dólares. Mas não se enganem, pois muitos competidores possuem dois ou tres Drones diferentes para participar, e outros até possuem Drones com valor em torno de U$ 4.000.

Com uma busca rápida pela internet, é possível identificar diversos grupos que já entraram na onda da corrida de drones, mas o futuro do FPV, na verdade, é incerto. Existe no entanto, uma certeza: a corrida ‘r de verdade, mas  parece muito com um video game, é divertida, e rende algumas imagens sensacionais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: