A multinacional americana “Oracle”, anuncia a descontinuação do Plugin JAVA !

java-bg
A Oracle surpreendeu os especialistas em segurança, com o anúncio de que vai descontinuar a partir da versão 9, o Plugin Java, tão conhecido de todos nós, desde 1.995 quando foi criado pela Sun Microsystems, que posteriormente foi incorporada pela Oracle.
Para quem não se lembra, o Java trouxe avanços tão relevantes que logo se tornou uma das tecnologias preferidas para o desenvolvimento de aplicações dos mais diversos tipos e portes, e é nesse contexto que êle se encaixa. Bancos, órgãos públicos, instituições de ensino, plataformas de jogos e empresas dos mais variados ramos de atividade passaram a usá-lo para viabilizar serviços online que podem ser executados em uma variedade de plataformas.
Como ocorre na maioria dos Plugins, e neste caso podemos lembrar dos problemas recentes com o Flash Player, o Java virou alvo de ataques em falhas ocorridas atravéz das varias atualizações que foi recebendo, e junto a isto, soma-se o fato de que a Oracle, nunca foi de dar uma resposta imediata na procura de soluções.
Outro grande problema que foi encontrado ao longo destes anos, é o fato de que toda e qualquer atualização do Plugin, se iniciava com a ação do usuario, que permitia ou não o update do Plugin. Na maioria das vezes os usuarios ignoram aquela “xicara de café” alaranjada, ao lado, no canto inferior direito do screen, e isto certamente sempre serviu para retadar a instalação de um remendo no software.
No ano passado, a Google deixou de se utilizar do Java, no Chrome, assim como a Mozilla deixou de usar o Flash Player no Firefox, mudanças que vão ditando o tom, daqui para a frente.
O Java ainda terá alguns meses de sobrevida pela frente, mas não significa que morrerá definitivamente, já que muitas bancos e instituições públicas, ainda precisam migrar para uma outra opção.
Em technologia, parece que realmente nada é definitivo…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: