06/01/2023

Da ficção à realidade: o robô líquido do Terminator já existe!

0

Matéria sobre invenção conjunta entre EUA e China, de humanóide que pode ser dissolvido usando partículas magnéticas, dando-lhe várias funcionalidades que levantam preocupações se usado para fins militares.

É de forma humanóide e pode ser dissolvido usando partículas magnéticas, dando-lhe várias funcionalidades que levantam preocupações se usado para fins militares. Os cientistas descobriram que ele pode “pular sobre pequenos poços, escalar obstáculos” e até mesmo passar por grades de celas. Também é impressionante que tenha sido projetado em conjunto entre a China e os EUA.

Esse perigo iminente para a humanidade não está mais apenas no cinema devido a um delicado desenvolvimento científico que saiu do controle. E embora os investigadores chineses e americanos que desenvolveram um robô “líquido” pareçam tê-lo sob controlo, a verdade é que o alcance que tal invenção pode ter é enorme.

É um robô que pode “dissolver” graças ao fato de que as partículas magnéticas foram incorporadas ao gálio, um tipo de metal macio. Isso permite que ele passe do sólido ao líquido ou vice-versa para se mover em lugares difíceis sem usar a força, o que é interessante e perigoso devido à agilidade com que ele pode agir.

Embora não se trate de transumanismo (filosofia que defende a colocação de dispositivos artificiais no corpo das pessoas para supostamente melhorá-los), é algo questionável por desafiar as leis naturais, assim como no final de 2021 foi criada a criação de robôs biológicos capazes de se reproduzir . Na verdade, esse novo robô que os cientistas mostram tem uma forma humana. Para o engenheiro Chengfeng Pan, da Universidade Chinesa de Hong Kong, “dar aos robôs a capacidade de alternar entre os estados líquido e sólido dá a eles mais funcionalidade”.

É uma invenção que está dando os primeiros passos, mas em diferentes portais já começam a compará-la com o T-1000, o inimigo do Exterminador do Futuro na segunda parte da saga, que foi capaz de se diluir e voltar à sua forma humanóide. , porque já nos laboratórios da cidade chinesa sabem como desenvolver essa capacidade, ou pelo menos por onde começar.

A inspiração para este robô líquido estava em animais marinhos, de acordo com uma revisão do Science Alert , pois pode “alterar a rigidez de seus tecidos para melhorar a capacidade de carga e limitar danos físicos, enquanto os polvos podem alterar a rigidez de seus braços para se camuflar, manipular objetos, e mover.”

Em testes, os cientistas descobriram que os pequenos robôs capazes de transformação também podem “pular sobre pequenos poços, escalar obstáculos e até mesmo se dividir para realizar tarefas cooperativas movendo objetos antes de recombiná-los e solidificá-los”. O vídeo acima é a prova de que ele pode passar por grades, assim como um celular.

FONTE: DW, e PANAMPost por Oriana Rivas

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: