A leitura de Íris, pode ser o fim dos passwords ! Conheça então, o Myres…


O que seria de nosso dia a dia, se de repente esquecessemos de nossas senhas ? Seria uma loucura certamente, já que para cada rede social, temos uma senha diferente, E-mails,acesso ao smartphone, etc.
O problema é que você não consegue usar a mesma senha para tudo, já que cada dispositivo exige um tipo de senha, uns com Numero e Letras, outros com Letras maiúscula, enfim….uma chatice !
A solução para tudo isto, pode estar na Íris, que diferentemente da Retina, só não é mais segura que o próprio DNA.
Apesar de ela poder ser “copiada” em uma lente de contato mais elaborada, leitores mais avançados conseguem perceber o truque.
É possível também combinar a leitura de íris com o reconhecimento facial. Nesse caso, os resultados são praticamente 100% confiáveis. Claro que nada é definitivamente seguro, mas é possível se aproximar bastante disso.
Um dos leitores de íris mais baratos e confiáveis da atualidade é o “Myris”. Ele é um aparelho USB que pode ser conectado a um PC qualquer e desbloquear o sistema operacional, contas online e qualquer outro serviço que requeira uma senha. As informações da íris do usuário são armazenadas diretamente no aparelho, que é criptografado com níveis de segurança militares. Fora isso, só é necessário encarar o aparelho como se ele fosse um espelho em vez de enfiar o olho nele como vemos nos filmes.
O problema é que absolutamente tudo hoje em dia é baseado na verificação por senhas. Por isso, aparelhos como Myris precisam transformar dados complexos, como o padrão da sua íris, em um dado ridiculamente simples, como uma senha, por mais “forte” que ela seja.
Quando esse passo da transformação de dados complexos em simples for finalmente eliminado, aí sim teremos um sistema que pode ser considerado seguro. Até lá, entretanto, alguém já deve ter inventado uma forma de burlar tudo isso. Ou será que não? O que você acha?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: