Conheçam a Rainbow Station de Amsterdam !


Toda noite, a Estação Central de Amsterdã se torna a “Station Rainbow. Holofotes de quatro kilowatts, projetam um arco-íris deslumbrante, através de um cristal com um filtro espectral líquido, e de design personalizado em um dos arcos do telhado do 45 por 25 metros (148 por 82 pés) da estação, um pouco acima plataforma 2b. Esta tecnologia óptica de cristal líquido está sendo desenvolvida para uma pesquisa sobre exoplanetas, mas ele irá acender a Estação Central de Amsterdam, para alegrar a vida de milhares de viajantes, todas as noites durante um ano.
O trabalho é cortesia da artista Daan Roosegaarde, da NC State University, e do pesquisador e fundador da ImagineOptix Michael Escuti, em comemoração ao 125º aniversário da abertura da estação e o início do Ano Internacional de Luz, da UNESCO, em de 2015.
Eles desenvolveram o que é conhecido como um holograma de fase geométrica com uma grade de polarização modificada, que tem suas linhas paralelas, curvas, e em círculos concêntricos. Estes círculos concêntricos são meros 1,5 micra separados de modo que eles podem separar mais claramente os diferentes comprimentos de onda de luz. O holograma de fase geométrica, enquanto isso, incorpora várias camadas de cristal líquido.
“É uma estrutura que nós desenvolvemos na NC State, chamado de retarder multi-toque, e neste caso, usou-o para chegar a um surpreendentemente ampla gama de cores”, explica Escuti. “Na verdade, inclui muito mais cores do que os nossos smartphones típicos e TVs podem produzir, ou que nossas câmeras digitais pode capturar.”
Toda esta tecnologia resultaria em um arco-íris de círculo completo, mas a polarização da luz de entrada é manipulada para suprimir a porção inferior do círculo e iluminar-se nada mais do que o arco. É tão eficaz, de fato, que cerca de 99 por cento da luz vai para o arco-íris.
Que tal conferirmos em loco ?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: