Ultrarápida transferência de Dados Cientificos, para 2015 !

711545__sea-wallpapers-reptiles-turtle-marine-wallpaper-underwater-fantom-blue_p copy
Quando o “Large Hadron Collider” (maior acelerador de partículas e o de maior gerador de energia existente do mundo) , voltar a ficar Online na primavera de 2015, êle irá produzir mais Dados do que nunca, ou seja; cêrca de 40 petabytes por ano !
Este aumento reflete uma tendência, pois instrumentos cada vez mais precisos, produzem uma quantidade muito maior de Dados.
É muito bom ter um tipo de problema como este, pois os cientistas precisam encontrar soluções, que muitas vezes estão do outro lado do Oceano.
Grandes arquivos produzidos por milhares de instrumentos, correm por Rêdes de Fibra Óptica de “Ultra Velocidade”, a uma velocidade de 100 Gigabyts por segundo, de acôrdo o Departamento de Energia americano, mas que acabam se tornando lentos por conta do Gargalo nas linhas submarinas.
Felizmente esta situação poderá mudar até o fim de Janeiro de 2015, já que o ESNet, que é uma rede de alta velocidade que serve aos cientistas e colaboradores do Departamento de Energia dos Estados Unidos (DOE) em todo o mundo, e é gerenciada pela equipe do Laboratório Nacional de Lawrence Berkeley, irá fornecer Dados a uma velocidade de até 340 Gigabyts de velocidade de transferência, entre os Estados Unidos e os laboratorios da Europa e outras partes do mundo.
Em dois minutos, a nova Rêde de Cabos Submarinos, irá transferir 1.5 Terabytes de Dados cientificos atravéz do Oceano Atlântico. Vale lembrar que a atual Rêde de Cabos submarinos, transporta 150 Gigabytes, ou seja: 10 vezes menos do que ocorrerá a partir de 2015.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: