A Agência Espacial NASA, libera imagens do “Ceres”, o Planeta Anão observado pela primeira vez, em 1.801 !


Nós todos sabemos e imaginamos a dimensão do Universo, mas possivelmente jamais saberemos o que êle nos reserva de surpresas. Uma das provas disto, é o Planeta Anão “Ceres”, que teve finalmente suas imagens liberadas pela Agência Espacial Americana, a Nasa.
Ceres foi o primeiro objeto a ser descoberto no cinturão de asteróides, e tem sido conhecido por nós desde o Astrónomo Giuseppe Piazzi, siciliano, que observou o planeta anão por volta de 1801. No entanto, em 25 de janeiro deste ano, a imagem mais detalhada que se tinha do corpo rochoso, era uma minúscula esfera borrada, capturada pelo Telescópio Espacial Hubble. Até 6 de Março, havia uma especulação intensa quanto à natureza de uma série de manchas brancas, que tinham sido detectadas na superfície do planeta anão, durante a aproximação do Hubble. Na época, a razão para os pontos brilhantes não foi determinada, levando NASA a sediar uma votação pública, permitindo que os participantes pudessem adivinhar o que poderia ser as tais manchas, entre depósitos de sal, gelo, rocha, gêiseres, e até mesmo a presença de vulcões como o culpado para as características incomuns.
Porém agora, a Nasa liberou um vídeo com imagens da Sonda Espacial Dawn, captadas ao longo da sua primeira órbita de mapeamento, a uma distância de 8.400 milhas (13.600 quilômetros), bem como imagens de navegação mais recentes tomadas de 3.200 milhas (5100 km).
“Nós usamos um modelo de terreno tridimensional que tínhamos produzido, com base nas imagens adquiridas até agora”, afirma o membro da equipe “Amanhecer”, Ralf Jaumann, do Centro Aeroespacial Alemão. “Eles vão se tornar cada vez mais detalhadas, conforme a missão avança, com cada órbita adicional trazendo-nos mais perto da superfície”.
Como a Estação Dawn se aproximou cada vez mais perto de Ceres, começamos a vê-lo em maior detalhe, até que as novas imagens superou as imagens lendarias do telescópio espacial Hubble. Apenas alguns meses mais tarde, a equipe Amanhecer observou a superfície do Planeta Anão, na medida em que podemos animar um mapa detalhado da superfície. Com isto em mente, não é apenas um vídeo, é uma prova de curiosidade e potencial ilimitado da humanidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: