Você sabe qual a diferença entre um e outro ?

HC
Mesmo sabendo que ambos os têrmos assustam, existe uma grande diferença entre o Hacker, têrmo costumeiramente mal empregado na maioria das vezes, e Cracker que poucas vezes é mencionado.
Para entender melhor vamos voltar um pouco no tempo, e explicar como tudo começou, de acôrdo a fonte fidedigna da Wikipédia.
O termo hacker tem sua origem no final da década de 50, inicio da década de 60. Alunos do Instituto de Tecnologia de Massachusetts(MIT) começaram a utilizar o computador da universidade com o simples intuito de aprimorar o seu conhecimento sobre a maquina, ou até mesmo aprender novas possibilidades para o seu uso. Porém devido a restrições, essas experimentações se davam durante a madrugada, onde o controle sobre a utilização do computador era menos intensa. Dessa forma, em vez de esperar uma oportunidade de utiliza-lo e ainda por cima ter seu uso restrito a uma limitada quantidade de dados a serem processados, esses alunos utilizavam o computador da forma como eles quisessem.
Com essa possibilidade, e com o interesse de Peter Samsom e seus amigos, em ferreomodelismo, eles fundaram o Tech Model Railroad Club(TMRC), o primeiro grupo hacker conhecido. O grupo foi formado com o intuito de divertimento, tanto no interesse em ferreomodelismo, como no aprendizado da utilização dos computadores a fim de controlar os modelos desenhados pelo grupo. O termo hacker propriamente dito surgiu no TMRC, pois cada projeto desenvolvido por um membro, sem nenhuma meta construtiva, feito somente por pura diversão era chamado ‘hack’, fazendo assim o seu construtor um hacker. Um fator importante foi a criação da primeira turma de programação oferecida no MIT pelo professor John McCarthy em 1959, dando origem ao curso de ciências da computação. Assim teve inicio uma revolução na forma de como o homem trabalharia com o computador, fazendo da programação uma verdadeira busca por novas oportunidades de otimização e de perfeição.
De uma forma resumida, o têrmo Hacker então, traduz de forma muito simples, a busca pelo conhecimento computacional, por pessoas dotadas de um conhecimento avançado, no campo da Programação. O Hacker ganha prestígio, de aqcôrdo suas conquistas, ou descobertas que poderão ser úteis à comunidade.
Ao longo do tempo porém, o termo hacker foi perdendo um pouco do seu significado, e passando a ser confundido com o cracker, que tem o seu interesse voltado a derrubar ou invadir um sistema de forma ilegal, e trazer prejuizos à comunidade.
Este termo foi criado em 1985 por hackers em defesa contra o uso jornalístico pejorativo do termo “hacker”. A criação do termo pelos hackers reflete a forte revolta destes contra o roubo e o vandalismo praticados pelos crackers. Da mesma forma que os Hackers, o Cracker também é, evidentemente, um expert no assunto, que usa seus conhecimentos, para o mal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: