Conheça o “TrueNorth”, o supercomputador da IBM !

Cartão Paulo Contorno 2
Não é de hoje, que cientistas do mundo todo, tem procurado construir um supercomputador, ou melhor dizendo; descobrir a AI (Inteligência Artificial).
Projetos secretos é o que não falta mundo afora, mas desta vez a IBM se superou, ao lançar o TrueNorth, um computador já recrutado pelo Laboratório Nacional Lawrence Livermore (LLNL).
O supercomputador TrueNorth, é o resultado de pesquisas da IBM, que criaram um computador com uma memória equivalente a 16 milhões de neurônios e 4 bilhões de sinapses(neurotransmissores que permitem a transmissão do um sinal de um neuronio, para outro).
Porém o mais interessante, é que o TruNorth consome apenas 2.5W de energia, a mesma quantidade de energia que um computador típico tablet, ou uma lampada Led.
Com uma parceria do Laboratório Nacional Lawrence Livermore (LLNL), com a Administração de Segurança Nuclear Nacional (NNSA)dos Estados Unidos, o LLNL vai aplicar a sua aprendizagem de máquina avançada, e poder computacional, para criar um programa que irá determinar a segurança, e a confiabilidade do arsenal nuclear do país.
O supercomputador irá controlar o arsenal nuclear dos EUA, no mundo virtual, com base nos dados científicos que tem a partir das 4.760 ogivas que estão atualmente aprofundados dentro de bunkers, espalhados em todo os EUA.
De acordo com a IBM Research, o TrueNorth representa uma “mudança radical dos projetos de computadores” e estamos susceptíveis a desempenhar supercomputadores 50 vezes mais rápidos do que os “petaflop mais avançado de hoje”, com operações de quatrilhões de pontos por segundo, ou seja; uma operação que o supercomputador executa em 1 segundo, levaria 1 quatrilhão de segundos para ser executado em um computador comum. Loucura não é ?
Fonte:Colm Gorey do http://www.siliconrepublic.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: