Você sabia que o Laptop completou ontem, 35 anos de vida ?

NOVIDADE
Enquanto se discute nos dias de hoje, quem foi o grande idealizador dos computadores, ou o grande visionário, muito poucos sabem que Steve Jobs já tinha 26 anos quando o primeiro Laptop comercial foi lançado.

history-of-laptops-31O Osborne 1, foi projetado e desenhado, por Lee Felsenstein, o Engenheiro de Computação, e Moderador do Homebrew Computer Club, que trabalhava na Osborne Computer Corporation.

 

O Osborne 1 foi bem recebido, e logo entrou em alta demanda, mas uma série de problemas de má gestão, levou a empresa a crescer de forma anárquica, pois  Felsenstein foi forçado a se concentrar em problemas de baixo nível, em vez de um foco maior no desenvolvimento do Osborne 1.

Enquanto isto Adam Osborne, dono da companhia, não tinha a visão sobre o produto, e o que êle poderia representar no futuro, e administrava-o como se fosse mais um novo produto da emprêsa.

Com isto o Osborne 1, foi rapidamente perdendo o folego, até pararem com a produção.

“Foi-me dado 24 por cento das ações da fundação da empresa, em troca do design, e eu foi nomeado vice-presidente de engenharia, e nem Adam, e nem eu,  sabiamos o que o produto exigia”, diz Felsenstein.

“Eu agi como se eu fosse o engenheiro-chefe, que é um conjunto diferente de responsabilidades, e como resultado, a entrada de engenharia necessários para a estratégia corporativa, foi dada por Adam. Não sabiamos o que tinhamos na mão, completou”

history-of-laptops-1  Em 1968, então um estudante de doutorado na Universidade de Utah, o Dr.Alan Kay ( um pioneiro da computação pessoal e um dos pensadores mais influentes na indústria computacional),  foi introduzido para uma forma inovadoraque a linguagem de programação “LOGO” estava sendo ensinada às crianças em uma escola particular de Massachusetts. Para ele, essa foi a realização das palavras do JCR Licklider, um psicólogo da ARPA, que postulou que “É o destino de computadores, se tornarem amplificadores intelectuais interativos, para todas as pessoas no mundo.” (No início dos anos 60, computador e interatividade eram muito mais um conceito novo apenas.)

No voo de volta de sua visita, refletindo sobre a experiência que êle havia acabado de testemunhar na sala de aula,  Alan Kay concluiu rapidamente que as crianças não devem ficar presas a uma mesa na sala de aula apenas. Lembrando-se um protótipo com visualização de tela plana de 16 por 16 pixels, que ele tinha visto no início daquele ano, ele desenvolveu a ideia de transistores de montagem na parte de trás de uma tela, para criar um “notebook”.

Dois anos mais tarde ele se juntou ao Palo Alto Research Center da Xerox Corporation (PARC), onde foi uma figura chave no desenvolvimento de interfaces gráficas de usuário e programação orientada a objetos, entre inúmeras outras coisas.

Finalmente em 1972, a Xerox investiu na ídeia de Alan Kay, e escreveu uma proposta para criar o Dynabook, um computador portátil, com  rede sem fio, altamente interativo para a época, e que iria ajudar as crianças a criar e pensar por si mesmas.

Para Kay, o fator de forma física de um notebook nunca foi tão importante quanto ao conceito de “serviço”, que pode ser traduzido para o conteúdo de uma interação humano-computador, juntamente com seus objetivos maiores. O modelo de serviço que inicialmente foi concebido para o Dynabook, foi para facilitar as crianças a aprender o mundo, a construindo-lo, através de uma interface gráfica interativa com um objeto orientado.

As ideias de Kay logo inspiraram a Xerox NoteTaker, um protótipo de 1978 desenvolvida no PARC, feitos para mostrar a melhor aplicação possível do Dynabook, com a tecnologia disponível na época. O NoteTaker contou com um então impressionante  256 KB de memória, e pesava  48 lb (22 kg) e nunca passou da fase de protótipo. O projetou ficou no esquecimento, justamente por conta do aparecimento do Osborne 1

history-of-laptops-20 Sómente em 1989, é que a Apple resolveu entrar no mercado de Notebooks, com o PowerBook 160, que introduziu um trackball embutido, dispositivo apontador com palmrests em ambos os lados, e que mais tarde evoluiria para o trackpad.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: