04/01/2023

Malcolm X está processando o FBI, NYPD e CIA 58 anos após sua morte!

0

Matéria da Revista Time trazendo a informaçÃo de que a familia do ex-ativista malcom X está processando orgÃos americanos por sua morte!

A família do líder dos direitos civis Malcolm X marcou o aniversário de 58 anos do seu assassinato em 1965 na ultima terça-feira, anunciando planos de processar o FBI, o Departamento de Polícia de Nova York e a CIA em US$ 100 milhões, alegando que eles ocultaram evidências relacionadas ao assassinato.

Por mais de meio século, as circunstâncias em torno do notório assassinato foram envoltas em mistério, alimentando teorias de conspiração de longa data sobre o possível envolvimento do governo. Dois homens que foram condenados pelo assassinato de Malcolm X em 1966 foram exonerados em 2021, depois de cumprirem décadas na prisão, e o promotor distrital de Nova York admitiu que o FBI e o NYPD na época retiveram as evidências.

“Durante anos, nossa família lutou para que a verdade sobre seu assassinato fosse revelada”, disse Ilyasah Shabazz, filha de Malcolm X, em entrevista coletiva no local do assassinato de seu pai, que agora é um memorial.

O líder dos direitos civis tinha 39 anos quando foi assassinado em 1965 em um auditório no bairro de Washington Heights, em Nova York. Três homens armados atiraram pelo menos 21 vezes, enquanto os quatro filhos de Malcolm X e a esposa grávida se esquivavam por segurança.

Na entrevista coletiva na terça-feira, o advogado de direitos civis Ben Crump disse: “Não se trata apenas dos atiradores. É sobre aqueles que conspiraram com os atiradores para fazer esse ato covarde.” Ele afirma que as agências governamentais tinham evidências factuais e ilibatórias que esconderam da família de Malcolm X e dos homens injustamente condenados por seu assassinato. Crump alegou que altos funcionários dos EUA conspiraram para matar o líder dos direitos civis, referindo-se repetidamente a J. Edgar Hoover, o diretor do FBI que morreu em 1972.

Malcolm X defendeu a criação de uma sociedade separatista negra e era uma figura altamente visível dentro da Nação do Islã. Em março de 1964, Malcolm X anunciou que estava deixando a Nação do Islã devido a desentendimentos com Elijah Muhammad, o líder do grupo. Ele foi assassinado um ano depois, enquanto se preparava para fazer um discurso sobre a missão de seu novo grupo, a Organization of Afro-American Unity, no Audubon Ballroom em Nova York em 21 de fevereiro de 1965.

Quando Malcolm X subiu ao palco para começar seu discurso, uma aparente disputa estourou entre o público e um homem correu para o palco, aproximou-se de Malcolm X e atirou nele. Duas outras pessoas correram para o palco e também atiraram. O líder dos direitos civis foi baleado 21 vezes.

Fonte: Revista Time

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: